sábado, 21 de janeiro de 2012

Projeto "Ciência viva @ laboratório em ação"

Os alunos do 4ºD estão a desenvolver um subprojeto intitulado “Ciência viva @ laboratório em ação”, no âmbito do projeto LEME, em que realizaram experiências sobre mudanças do estado físico.
A primeira experiência desenvolvida sobre esta temática consistiu em colocar água num recipiente, depois guardá-lo no congelador e, algumas horas depois, retirá-lo. Então verificámos que a água estava em gelo, ou seja, passou do estado líquido ao estado sólido e a esse processo chama-se solidificação.
Na segunda experiência dinamizada, nós retirámos do congelador alguns cubos de gelo e colocámo-los num prato, sendo que passado algum tempo observámos o que aconteceu. A conclusão a que nós chegámos foi de que a água depois de estar no estado sólido passou para o estado líquido e a esse processo dá-se o nome de fusão da água.
Na terceira experiência realizada, nós colocámos água num prato que ficou ao sol durante algumas horas e verificámos que a água evaporou-se, em que passou do estado líquido ao estado gasoso. Esse processo designa-se por evaporação da água.
Uma sugestão de experiência seria comprarem um gelado que se vende no estado líquido, coloca-lo no congelador e depois retirar e aguardar algum tempo para ver o que acontece. Nós já realizámos esta atividade e foi delicioso comer o gelado no estado sólido e quando o gelo fundiu pudemos beber a restante parte do gelado.
Em cada experiência registámos o procedimento, o que pensávamos que ia acontecer e a conclusão a que chegámos.
Adorámos fazer as atividades de mudança do estado físico da água e aconselhamos que façam estas experiências, porque é bastante divertido e aprendem imenso.
A próxima experiência que iremos realizar será a representação do Ciclo da Água, sendo que numa posterior publicação contaremos como decorreu…



Autoras: Matilde Pires e Teresa Silva

1 comentário:

Matilde Pires disse...

eu gostei muito de fazer este texto.

Enviar um comentário

 
Blog da Escola EB1 / JI Espinho .
Criação e Apoio Técnico da Professora Liliana Monteiro