quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)

Durante estes quatro anos letivos na Escola E.B.1/J.I. Espinho n.º 2 pudemos contar com a Escola a Tempo Inteiro e a dinamização das atividades extracurriculares (AEC) de Inglês, Educação Musical, Atividades Físicas e Desportivas e Apoio ao Estudo. Em todas as áreas, nós desenvolvemos competências e houve uma articulação de conteúdos com as áreas curriculares.
Na Atividade Física e Desportiva, nós aprendemos a aquecer, a alongar e várias modalidades tais como: voleibol, andebol, futebol, basquetebol, etc… Nesta área, as nossas preferências centram-se nas modalidades de andebol e voleibol.
No Inglês, nós aprendemos a falar, a ler e a escrever nesta língua estrangeira de uma forma muito divertida como a ver filmes, a fazer jogos, etc… Nesta área, a atividade que mais gostámos de realizar foi “Detetive Game”.
Na Educação Musical, nos 1º, 3º e 4º anos aprendemos as notas musicais, as figuras rítmicas, os compassos, a pauta musical, ritmos, a fazer melodias por grupos, etc… Enquanto que nos 1º, 3º e 4º anos estivemos a aprender conteúdos essenciais de música, no 2º ano todos os alunos que frequentavam a Educação Musical tiveram a oportunidade de tocar o violino pelo método “Suzuki” e até nos emprestaram um violino para podermos ensaiar em casa. Neste ano letivo houve quatro professores colocados pela Academia de Música de Espinho para desenvolver o projeto com a nossa turma e as atividades desenvolvidas foram muito enriquecedoras. No que diz respeito a esta área sentimos pena por ter sido suspenso este projeto.
No Apoio ao Estudo, nós esclarecemos dúvidas e realizámos tarefas que visavam a consolidação das aprendizagens. Nesta área gostámos de realizar os trabalhos de casa para podermos brincar mais tempo em casa.
Atualmente os professores das AEC são: Mário Castro (Atividades Físicas e Desportivas), Rúben Santos (Educação Musical) e Adolfo Carvalho (Inglês).
Todos os alunos que frequentam as AEC gostam das atividades que fazem e de participar nos encontros de articulação que se realizaram nos últimos dois anos letivos.

Autores: André Sousa e Pedro Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Blog da Escola EB1 / JI Espinho .
Criação e Apoio Técnico da Professora Liliana Monteiro