sábado, 1 de maio de 2010

O 25 de Abril contado pelos alunos do 3.ºC

Os alunos do 3.ºC e do 3.ºA juntaram-se no dia 26 de Abril na mesma sala e assistiram a uma hora do conto comum. O conto era "O Tesouro" de Manuel Pina. A professora Fátima e a professora Ema organizaram as turmas, e os alunos contaram a história. No final, houve perguntas para que pudessem melhor compreender este "tesouro" que é a nossa Liberdade. Aqui fica o conto recontado por dois alunos do 3º.ºC e as fotografias tiradas para recordarmos.
Era uma vez um país que se chamava País das pessoas tristes.
As pessoas eram infelizes e quando alguém de outros países mais felizes as visitavam, eles quase nem falavam. Nunca ninguém tinha visto um povo tão triste! Depois de tentarem ser amigos, as pessoas tristes convidam-nos a entrar em sua casa, mas primeiro olhavam para um lado e depois para o outro e mandavam-nos entrar. Explicavam-lhes tudo e contavam muito baixinho porque estavam sempre tristes. Tinham perdido um tesouro e esse tesouro era a liberdade. As pessoas dos países contentes acreditavam que a liberdade era uma coisa comum e diziam também que era como o ar que respiravam e não sabiam como era viver sem a liberdade.
As meninas e meninos do país triste não podiam andar na mesma escola, estavam separados por um muro no recreio. As meninas não podiam vestir calças e tinham de vestir meias com as saias.
Um dia, decidiram revoltar-se e um grupo de soldados juntou-se e combinaram quando é que iriam derrotar o ditador Salazar. Decidiram e atacaram, durante essa revolta uma vendedora de flores, começou a colocar cravos nas espingardas dos soldados. Então tudo acabou bem e este povo já não estava mais triste, porque agora já era livre outra vez. A liberdade é muito importante para todos nós.
Ricardo e Marta



Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Blog da Escola EB1 / JI Espinho .
Criação e Apoio Técnico da Professora Liliana Monteiro