quinta-feira, 13 de maio de 2010

O 3ºA e o 3º C relembram o 25 de Abril

Texto escrito pelos alunos do 3.ºC.

Era uma vez um país que se chamava País das Pessoas Tristes. As pessoas eram infelizes e quando alguém de outros países mais felizes chegava, estes habitantes infelizes não falavam. Nunca tinham visto pessoas tão tristes. As pessoas dos outros países tentavam fazer amigos, mas estes, primeiro olhavam para um lado e para o outro, deixavam-nos entrar em suas casas e explicavam o porquê de tanta tristeza. Diziam que tinham perdido um tesouro. Esse tesouro era a Liberdade.
As pessoas dos países contentes não acreditavam, pois a liberdade era um coisa tão comum, era como o ar que respiravam. Não sabiam como era viver sem Liberdade!
As meninas da escola, não podiam andar na mesma escola dos rapazes, eram separados por um muro no recreio. As meninas não podiam vestir calças e tinham de calçar sempre meias.
Um dia um grupo de soldados revoltaram-se contra o ditador que governava este país. Durante a noite juntaram-se para combinar em que dia iam atacar o ditador Salazar. Decidiram atacá-lo e prenderam-no para sempre. Uma vendedora de flores começou a pôr cravos nas espingardas dos soldados. E desta forma as pessoas tristes transformaram-se em pessoas Felizes, pessoas com Liberdade.

Ricardo e Marta

Foi um pequeno reconto escrito pelos alunos após uma hora do conto realizada pelas turmas do 3ºA e C, a obra lida chama-se "O Tesouro" de António Pina. Os alunos contaram esta história para relembrar esta data tão importante para os portugueses, o 25 de Abril, dia da Liberdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Blog da Escola EB1 / JI Espinho .
Criação e Apoio Técnico da Professora Liliana Monteiro