sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O que eu aprendi sobre as plantas

Eu aprendi que as plantas têm cinco partes: raiz, caule, folha, flor e fruto. Também aprendi para que é que elas servem e aprendi que para uma planta germinar são precisos quatro elementos: água, calor, ar e luz.

Aprendi que existem plantas espontâneas, que nascem sem ajuda do homem e plantas cultivadas com a ajuda do homem.

Há também plantas com várias formas de folhas. As folhas lanceoladas são parecidas com setas, as folhas cordiformes que têm forma de um coração, as folhas que têm uma forma arredondada e que se parecem com um círculo e por fim as folhas em forma de agulha são chamadas caruma.

Também há várias formas de raízes: tuberosa, fasciculada e aprumada.

Aprendi ainda que há folhas persistentes e folhas caducas. As folhas persistentes mantêm-se durante o Outono e o Inverno, enquanto as folhas caducas caem no Outono, mas voltam a nascer na Primavera.

Há plantas comestíveis e não comestíveis. As plantas comestíveis podem comer-se, como por exemplo os legumes, enquanto as não comestíveis como o musgo não se devem comer, ou alguns cogumelos que não se podem comer.

As plantas são muito importantes para a nossa vida. Fazem parte da nossa alimentação, do nosso vestuário, têm fins medicinais e fornecem-nos oxigénio que respiramos.

Álvaro Gomes Martins, 3 C

6 comentários:

solyluna disse...

Muitos parabens, estou muito feliz de ver como corre bem as aulas e os alunos mostram-se muito atentos, beijos e continuem assim.
Mª Esther Costa

solyluna disse...

Muitos parabens, continuem assim, beijos.
mãe da Luisa Verónica

Anónimo disse...

olá .
SOU a Virginia estou a enviar o meu comentario para felicitar a Margarete pelo seu trabalho e dedicação pelos os nossos meninos.
Tem feito um trabalho muito intressante ao longo do ano letivo.
Em nome de todos os pais .
muito obrigada de- virginia

Anónimo disse...

Margarete muitos parabens da tua amiga Virginia.
Adoro o teu trabalho!Beijinhos da tua amiga

VIRGINIA

Anónimo disse...

OLA PROFESSORA . pENSAS QUE EU ME ESQUEÇO DE TI?Como poderia!
EU NÃO ME ESQUEÇO DE TI

BEIJINHOS E UM XI BEM APERTADINHO DA FRANCISCA

BOAS FERIAS!

Anónimo disse...

DE: GUILHERME ALMEIDA IRMAÕ DA FRANCISCA E DO JOÃO.
PARA:PROF MARGARETE.
OLÁ PROFESSORA ESTOU A FELÍCITAR PELO SEU EXCELENTE TRABALHO QUE TEM EXECTADO COMO SEMPRE O JOÃO E A FRANCISCA SÃO DA MESMA OPENIÃO.
PARABENS BEIJINHOS.

Enviar um comentário

 
Blog da Escola EB1 / JI Espinho .
Criação e Apoio Técnico da Professora Liliana Monteiro