sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Tangram em sala de aula

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo)
Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas e sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado em sala de aula como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Existem várias lendas sobre o surgimento do Tangram. Diz algumas escrituras que: uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços e com eles era possível formar várias formas (animais, plantas, pessoas) outra diz que um imperador deixou o seu espelho cair, e esse se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram.
Mas, uma verdade é esta, o tangram deve ser usado como instrumento de trabalho pois, como provam as fotografias em baixo, as crianças divertem-se ao mesmo tempo que aprendem.
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo)
Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas e sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado em sala de aula como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Existem várias lendas sobre o surgimento do Tangram. Diz algumas escrituras que: uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços e com eles era possível formar várias formas (animais, plantas, pessoas) outra diz que um imperador deixou o seu espelho cair, e esse se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.
Apesar de não se saber bem como surgiu o tangram, uma verdade é certa, o tangram deve ser usado como instrumento de trabalho pois, como provam as fotografias em baixo, as crianças divertem-se ao mesmo tempo que aprendem.

2 comentários:

Anónimo disse...

Adorei construir o tangram com os meus colegas do grupo e ajudar os outros no tangram.
beijinhos para a professora Dulce.
Ana Patrícia

Anónimo disse...

Com o tangram podemos fazer muitas coisas, como um pato, coelho, pessoa ...Foi divertido utilizar todas as peças do tangram.
Um beijinho para a Prof. Dulce da Leonor Bobião Gomes.

Enviar um comentário

 
Blog da Escola EB1 / JI Espinho .
Criação e Apoio Técnico da Professora Liliana Monteiro