sexta-feira, 30 de abril de 2010
O Coelhinho Branco, Teatro de sombras na Biblioteca
Texto escrito pelos alunos.
Era uma vez um coelho que foi à horta apanhar legumes. Quando chegou a casa, não pôde entrar porque já lá estava a cabra cabrês e gritou-lhe:- Sou a cabra Cabrês que te salta em cima e te parto em três!
O coelho fugiu, andou, andou e encontrou o boi contou-lhe que a cabra Cabrês estava em sua casa e não o deixava entrar! Pediu-lhe ajuda para a retirar de lá mas, o boi recusou-se com medo.
O coelho andou, andou e encontrou um cão, o seu fiel amigo, contou-lhe o sucedido, e o cão teve medo e não o foi ajudar.
O coelho voltou a andar, andou e encontrou um galo armado em bom e em muito forte, com um bico muito afiado. O coelho contou-lhe o que tinha acontecido mas, o galo não quis ajudar, pois ficou muito assustado.
O coelho lá voltou a procurar ajuda, andou e andou e encontrou a formiga. O coelho não lhe quis contar nada devido ao seu tamanho mas, a formiga ao vê-lo tão triste perguntou-lhe o que se passava. O coelho lá contou tudo de novo e a formiga quis ajudar e lá foram. Chegaram a casa do coelho, a formiga entrou pela fechadura e ferrou na barriga da cabra Cabrês. A cabra fugiu e nunca mais voltou, assim o coelho Branco já pôde fazer o seu caldo.
Diogo e João
Amigos do Ambiente
Para isso fizemos um crachá que mostra, com muito orgulho, a vontade destas crianças em fazer deste Mundo um Mundo melhor!!
Vamos tentar publicar ao longo do tempo as diferentes acções que vão realizando.
Não fique indiferente e faça como eles!!
O Tangram em sala de aula
Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas e sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado em sala de aula como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Existem várias lendas sobre o surgimento do Tangram. Diz algumas escrituras que: uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços e com eles era possível formar várias formas (animais, plantas, pessoas) outra diz que um imperador deixou o seu espelho cair, e esse se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram.
Mas, uma verdade é esta, o tangram deve ser usado como instrumento de trabalho pois, como provam as fotografias em baixo, as crianças divertem-se ao mesmo tempo que aprendem.
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo)
Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas e sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado em sala de aula como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Existem várias lendas sobre o surgimento do Tangram. Diz algumas escrituras que: uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços e com eles era possível formar várias formas (animais, plantas, pessoas) outra diz que um imperador deixou o seu espelho cair, e esse se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.
Apesar de não se saber bem como surgiu o tangram, uma verdade é certa, o tangram deve ser usado como instrumento de trabalho pois, como provam as fotografias em baixo, as crianças divertem-se ao mesmo tempo que aprendem.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Aniversário da BE/CRE Espinho n.º 2
Visita de Estudo à Escolinha de Educação Rodoviária
As crianças vivenciaram momentos de grande lazer e pedagógico, em que participaram num jogo de dominó e, no espaço exterior, circularam na pista com bicicletas, assumindo o papel de peões e conduziram carros simuladores.
Os alunos foram acompanhados por duas monitoras e por dois agentes da Polícia de Segurança Pública e puderam participar nas actividades como se estivessem a vivenciar uma situação real de trânsito.
O transporte foi assegurado pela Câmara Municipal de Espinho.
Foi um dia em grande!
terça-feira, 27 de abril de 2010
Oferta do livro “Quando o Homem Beijou a Lua” de José Jorge Letria à BE/CRE Espinho n.º 2
Os traquinas do 2.º D não puderam deixar de participar nesta iniciativa, pelo que a representante de pais e encarregados de educação desta turma, Dr.ª Isabel Sabina Lopes, em nome de todos os pais, ofereceu um livro à Prof. Leonor Otília e à D. Antónia para que este fosse utilizado na BE/CRE Espinho n.º 2. O livro ofertado intitula-se “Quando o Homem Beijou a Lua”, é da autoria de José Jorge Letria e foi publicado pela Oficina do Livro.
O nosso agradecimento a todos os pais que contribuíram para a aquisição deste livro.
Como diz o velho ditado “Grão a grão enche a galinha o papo”, pelo que livro a livro logo teremos a nossa Biblioteca recheada com um acervo mais actual e atractivo para todos os alunos que frequentam regularmente este espaço e que requisitam as várias obras aí existentes.
Relógio - Noções temporais
Jogo da Saúde




segunda-feira, 26 de abril de 2010
Visita ao Museu Municipal de Espinho
Os alunos visitaram a Galeria onde estava patente a Exposição de "Desenhos" de Álvaro Siza, assim como a Exposição da Árvore - Centro de Múltiplos e Estampas Originais - Obra Gráfica de Diversos Autores.
Nestas exposições, as crianças observaram os desenhos do arquitecto Álvaro Siza Vieira, as serigrafias dos pintores Ângelo de Sousa, Júlio Pomar, José Emídio, entre outros, e as gravuras dos pintores Carlos dos Reis, Júlio Resende, Ana Maria e Roberto Machado.
Agradecemos a disponibilidade que nos demonstraram para podermos visitar as referidas exposições.
Os nossos pensamentos sobre o livro e a leitura
Livro "História de Mãos de Seda, Fada e Princeda" de Gracinda Coelho
sábado, 24 de abril de 2010
Explorando a Matemática: O Porto foi o campeão!!!

Mais uma actuação, desta vez "Os Parabéns a você"!
O Sistema Solar
Texto escrito por alunos do 3.ºC.
O Sistema Solar é composto por oito planetas: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno. Os primeiros homens a visitar a Lua, que é um satélite da Terra, foram Neil Armstrong e Aldrin.
A estrela mais próxima da Terra é o Sol, é este que ilumina e aquece o nosso planeta. No céu existem muitas estrelas, que formam constelações muito bonitas. Se não houvesse Sol, não haveria vida na Terra. As estrelas são astros que emitem luz própria e a Lua não emite luz própria, porque é um satélite (planeta secundário). A Lua é um corpo celeste que gira em torno da Terra.
Gostámos muito de estudar sobre este tema, vimos filmes que requisitamos na Biblioteca e ainda observámos no Google Earth o Sistema Solar, para finalizarmos fizemos uma pequena galáxia no tecto da nossa sala.
Beatriz Costa e Pedro Filipe
Parabéns Biblioteca!
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Visita de Estudo ao Parque Biológico de Gaia
Esta visita enquadra-se no subprojecto de turma "À descoberta de plantas e animais" e surge como meio de articulação com outros projectos que estão a ser desenvolvidos pelos alunos, a nível de Agrupamento, tais como “Escrever Mais e Melhor” e “Saber Fazer Experimentando”, em que têm explorado o livro “Há fogo na floresta”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, da Editora Civilização e, por conseguinte, a temática “Natureza”, bem como realizado experiências sobre “Sementes, Germinação e Crescimento”.
Com esta visita pretendia-se que as crianças explorassem a área agro-florestal deste espaço com 35 hectares, onde vivem em estado selvagem centenas de espécies de animais e plantas. Tinha-se por objectivo que os alunos compreendessem a paisagem da região, incluindo todos os seus componentes (flora, fauna, clima, arquitectura rural, usos e costumes, hidrografia, etc.) e verificassem oo contraste entre esta paisagem agro-florestal, que se preserva no Parque, e a envolvente urbana.
Os alunos demonstraram interesse por conhecer diversos animais domésticos e selvagens, assim como por poderem estar em contacto directo com habitat destes seres vivos.
Com esta actividade foi possível sensibilizar os alunos em relação à diversidade de animais e plantas e para a necessidade de promover uma educação ambiental para o desenvolvimento sustentável.
Agradecemos ao S. Pedro pela bela tarde com que nos presenteou após uma noite de fortes chuvas e trovoada.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Violinistas de Palmo e Meio
Tem sido desenvolvido um trabalho de articulação entre Escola - Academia - Família que tem evidenciado resultados muito positivos. É gratificante observar a evolução destas crianças ao nível da aprendizagem deste instrumento musical e esperamos que brevemente, até ao término do ano lectivo, seja possível divulgar o bom resultado do empenho e dedicação das crianças nesta actividade.
Reiteramos os nossos agradecimentos a todos os envolvidos neste projecto.
Queremos partilhar convosco uma pequena amostra das actividades realizadas, com a apresentação de um vídeo, com as peças musicais "Cavalito Salta" e "Mi Lá".
Os meus pais vieram à escola
A verdade é que não se pode estabelecer ligação com aquilo que se desconhece. Para que a família participe é necessário"estimulá-la", criar habituação.
É imprescendível conhecer a família, porque conhecer é adquirir instrumentos ao serviço da actividade, só se conhecerá se existir como defende Dewey" a comunicação livre entre a escola e a vida".
Fica aqui o agradecimento da sala dos verdes, a todos os encarregados de educação que têm contribuido para o Projecto"Os meus pais vieram à escola..."
Teatro de Sombras - "O Coelhinho Branco"
A linda história foi narrada pela professora Leonor Otília ao mesmo tempo que, do outro lado do cenário, o Professor Carlos e a nossa querida D. Antónia davam vida aos personagens..
Adorámos a história e por isso mandamos um beijinho grande para a Professora Leonor e lhe agradecemos todo o trabalho que tem desenvolvido na Biblioteca.
Também tocam flauta!!!



Os alunos do 2º B, e também no âmbito da articulação das extra-curriculares, mostraram que sabem tocar flauta e que gostam de o fazer.
Com o apoio do professor de Música, O Professor Carlos,as crianças empenharam-se muito ao longo das últimas semanas para mais uma vez brilharem em cima do palco.
Um beijinho grande para o Professor Carlos por nos ter ajudado...
Articulação Extra Curricular
Os nossos meninos cantaram e encantaram...
Ao som da bonita música "Cinderela" de Carlos Paião, os alunos do 2º B cantaram e encantaram todos os quantos os ouviam. Sempre afinadinhos e com uma vontade enorme de participar numa festa, deles e feita por eles,as nossas crianças mostraram ser grandes cantores e actores ao dramatizarem a música ao mesmo tempo que cantavam.
Muito bonito...estão de Parabéns...
Aproveitamos para agradecer a professora Cidália, professora de Música, a paciência e o carinho com que ensaiou as nossas crianças..
As T.I.C. no 1º ciclo
Desta forma, e para que percebam que o computador não serve só para fazer jogos, todas as terças-feiras têm estado a trabalhar com os Magalhães, usando o programa microsoft Word.
Os nossos meninos já sabem escrever no computador, mudar o tamanho e o tipo de letra, mudar a cor, justificar o texto, etc...
Assim, e porque é só praticando que se aprende, vamos pedir aos pais que continuem em casa este maravilhoso trabalho que vai desenvolvendo nos filhotes muitas e importantes competências.