quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Projecto "LEME"

O projecto “LEME” (Ler, Escrever, Matemagicar, Explorar TIC) foi desenvolvido durante o ano lectivo 2010/2011 com três turmas do 3.º ano e pretendeu realizar actividades diversificadas e inovadoras que promoveram aprendizagens significativas e envolveram a comunidade educativa.
Cada professora envolvida no projecto dinamizou um subprojecto, designadamente: Margarete Gomes com o subprojecto “Clube dos pequenos escritores / Ler Mais”; Sandra Silva com o subprojecto “Desafios Matemáticos”; Catarina Rocha com o subprojecto “Exploradores @ TIC”.
Os subprojectos foram desenvolvidos pelas docentes com as três turmas. O projecto intitulado ”LEME” trabalhou em articulação três grandes áreas: Língua Portuguesa, Matemática e as TIC no 1º ciclo.
No que concerne ao subprojecto “Clube dos pequenos escritores / Ler Mais” foram trabalhadas obras de literatura infanto-juvenil, privilegiando os escritores portugueses. As obras tratadas foram lidas integralmente, fazendo-se a respectiva análise e com fichas de leitura. Cada obra foi analisada ao nível de interpretação e do conhecimento explícito da língua em que houve uma articulação com as outras áreas curriculares. Realizaram-se trabalhos práticos, designadamente, o reconto oral e escrito, ilustrações e dramatizações. Estes trabalhos foram desenvolvidos com a colaboração da comunidade educativa. De referir que foi muito benéfica a partilha de conhecimentos e saberes entre turmas, tornando a leitura mais aprazível.
No que respeita ao subprojecto “Desafios Matemáticos”, foram trabalhados temas enquadrados no novo programa de matemática, seguindo o percurso B. As aulas foram muito dinâmicas, havendo lugar a desafios com realização de tarefas que fomentavam o raciocínio lógico matemático, elaboração de materiais, tais como, cartazes. Os alunos mostraram grande prazer em realizar estes desafios matemáticos.
No âmbito do subprojecto “Exploradores @ TIC” foram realizadas diversas actividades com o Computador Magalhães com a utilização dos programas Microsoft Word, Microsoft PowerPoint e Paint. Neste ano lectivo, os alunos também exploraram software educativo como “Aula Mágica”, uma aplicação interactiva com o programa HotPotatoes, realizaram pesquisas na Internet, dialogaram sobre a segurança na Internet e publicaram trabalhos no blogue da Escola. Com este subprojecto contribuiu-se para a melhoria das aprendizagens dos alunos neste domínio do saber ao promover situações diversificadas que lhes permitiram desenvolver uma atitude de interesse, apreciação e gosto pela informática e que fomentaram o aprofundamento e (re)construção de conhecimentos no âmbito das diferentes áreas curriculares recorrendo a diferentes tipos de actividades. Desta forma, desenvolveram-se actividades enriquecedoras do processo de ensino e aprendizagem, com os discentes, adoptando uma dinâmica de inovação. Promoveram-se estratégias que fomentaram a participação activa das crianças, com a dinamização de propostas concretas de uso das tecnologias da informação e comunicação ao utilizar recursos didácticos produzidos/adaptados com fins didáctico-pedagógicos diversificados e promotores da construção de conceitos, capacidades, atitudes e valores.
Os trabalhos desenvolvidos no âmbito do projecto “LEME” foram divulgados no Jornal Gaivota, no Jornal Defesa de Espinho, no blogue da Escola e no blogue da Fnac.
Este trabalho teve a colaboração de encarregados de educação, assistentes, docentes e discentes que revelaram um enorme prazer pela leitura de obras literárias e se empenharam em as adaptar para teatro. O projecto “LEME” proporcionou experiências fantásticas aos alunos: saber trabalhar em grupo; partilhar conhecimentos e ideias com outros colegas de outras turmas; saber lidar com as diferenças; resolver problemas e respeitar o outro. Os docentes trabalharam em equipa, dividindo tarefas e partilhando experiências/ conhecimentos. Estes e outros aspectos fazem deste projecto um "sucesso” educativo.







Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Blog da Escola EB1 / JI Espinho .
Criação e Apoio Técnico da Professora Liliana Monteiro