quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A Fada Oriana

Durante o ano lectivo 2010/2011, os alunos das turmas 3.º A, C, D estudaram a obra “A Fada Oriana”, da autoria de Sophia de Mello Breyner Andresen, publicada pela Editora Figueirinhas.
As crianças realizaram diversas actividades de exploração da história, ficha de leitura, peça de teatro, jogo de conhecimento, criação da Fada Oriana entre outras.
Os alunos concorreram ao concurso podcast “Conta-nos uma história” com a peça de teatro que representaram no Centro Multimeios, no dia 4 de Março de 2011, a turmas do 3.º, 4.º e 5.º ano, bem como a pais e familiares.
Esta peça de teatro retrata a história de Oriana que era uma fada boa que prometeu à Rainha das Fadas que tomaria conta dos homens, plantas e animais da floresta.
E daí em diante, cumpriu a sua promessa de zelar as plantas, os animais, a velha, a família do lenhador, a família do moleiro, o Homem Muito Rico e o Poeta.
Certo dia, salvou um peixe de morrer asfixiado. No entanto, viu a sua imagem reflectida na água e ficou deslumbrada com a sua própria beleza.
Pouco a pouco, foi abandonando a floresta porque tornou-se muito vaidosa e passava os dias na companhia do peixe a enfeitar-se e a ouvir os seus elogios.
A Rainha das Fadas castigou-a e tirou-lhe as asas e a varinha de condão porque ela não cumpriu a sua promessa de cuidar da floresta. Então disse-lhe que só lhe devolveria as asas quando ela desfizesse todo o mal que tinha feito e se esquecesse de si a pensar nos outros.
Passado algum tempo, ela viu a velha a cair no abismo e para a salvar esqueceu-se que não tinha asas. A Rainha das Fadas recompensou-a pela sua atitude de ajudar os outros e devolveu-lhe as asas e a varinha de condão.
Então, ela empenhou-se em cumprir a sua promessa e encantou a noite.






Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Blog da Escola EB1 / JI Espinho .
Criação e Apoio Técnico da Professora Liliana Monteiro