quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O Príncipe e a Rosa

Durante o ano lectivo 2010/2011, os alunos das turmas 3.º A, C, D estudaram a obra “Histórias Para Contar De Nariz No Ar”, da autoria de Maria Gracinda Coelho de Sousa.
As crianças realizaram diversas actividades de exploração da história, ficha de leitura, peça de teatro, entre outras.
Os alunos concorreram ao concurso podcast “Conta-nos uma história” com a peça de teatro que representaram no Centro Multimeios, no dia 4 de Março de 2011, a turmas do 3.º, 4.º e 5.º ano, bem como a pais e familiares.
Esta peça de teatro retrata uma história, no reino da Florilândia, de uns reis, com nome de Abeto e Madressilva, que deram à luz um belo príncipe, cujo nome era Silvano. O príncipe como mandava a tradição foi fadado por 2 fadas: a fada Aónia e fada Emina. Esta última fada quando proferiu as suas palavras o príncipe estremeceu, deixando de falar.
O príncipe cresceu belo e saudável, mas não falava.
Quando Silvano fez 18 anos teve uma grande festa no palácio em sua honra, onde conheceu uma bela rapariga que se chamava Gaiata, que tratava das lides da festa. Mas como não falava, fechou-se no seu quarto. Os pais desesperados pediram ajuda a fada Aónia que lhe recomendou que para quebrarem o encanto teriam de encontrar no reino uma flor que se chamava “rosa”. Com o xarope das pétalas e o seu perfume, o príncipe recuperaria a sua bela voz. Assim o fizeram, mandando o jardineiro procurar essa flor tão rara no reino. Quem lhe deu a rosa foi Gaiata que tinha cuidado dessa raridade. Esta prontificou-se em ajudar o príncipe, que depois de recuperar a sua voz lhe revelou o seu amor. Casaram e foram felizes para sempre!






Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Blog da Escola EB1 / JI Espinho .
Criação e Apoio Técnico da Professora Liliana Monteiro