quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Fábrica de Papel Ponte Redonda

No primeiro período fomos ver a Exposição da “Fábrica de Papel Ponte Redonda”, que fazia 163 anos de história. A fábrica de papel Ponte Redonda é uma empresa familiar que está na família há 4 gerações.
Começou por se dedicar ao fabrico de papel reciclado feito à mão e seco ao ar. Mais tarde evoluiu para o fabrico de papel emsegunda máquina de mesa plana, fabricando hoje papéis para cartão canelado, papéis para embalagem industrial, papeis SK, papéis crepados entre outros.
No início da década de 60 a fábrica de papel Ponte Redonda começou a fabricar sacos de papel multifolhas à mão, tendo em meados da década adquirido a sua primeira máquina de tubos para sacos.
Hoje em dia, com um parque de máquinas bastante alargado, é o maior produtor de sacos de papel industriais.
A nossa turma foi ver a exposição da fábrica de papel e ouvimos algumas explicações do engenheiro Abel. Todos nós estávamos entusiasmados por saber tudo acerca desta fábrica, cujo avô é o dono de um colega nosso, o Gonçalo Loureiro.
Quando explicavam a função de cada máquina, o nosso colega também respondia, conhecedor de tudo o que se passa na Fábrica. A Fábrica utiliza o papel velho para fazer novo, ou seja, reciclar.
De seguida vimos uma fotografia recente onde se encontravam os trabalhadores… e aos seus lados duas peças construídas: uma em 2011 e outra em 1848 (quando a fábrica foi fundada e começou a funcionar).
Nós adoramos esta visita!
Mariana Neves, Gonçalo Loureiro e João Brito



Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Blog da Escola EB1 / JI Espinho .
Criação e Apoio Técnico da Professora Liliana Monteiro