domingo, 2 de janeiro de 2011

Exposição no Face: “Sala de aula na 1ª República”

Fomos visitar uma exposição no dia 16 de Novembro de 2010 no F.A.C.E., essa exposição era uma sala de aula da 1ª República. Quando chegámos a Menina Alexandra levou-nos para a sala de aula da 1ª República. Todos os meninos se sentaram nas carteiras antigas e começámos a ouvir a Menina Alexandra a fazer perguntas e a contar-nos como se estudava naquela época. Recordámos um tema que a nossa professora tinha dado na sala de aula sobre a Implantação da República em Portugal. A menina Alexandra explicou-nos como se chamavam certos objectos que se usavam nesse tempo e que nós agora já não os temos nas nossas salas de aula.
A sala tinha umas carteiras diferentes das nossas, as cadeiras estavam pegadas às mesas, havia um buraco para se colocar o tinteiro, umas lousas para se escrever. Na secretária do professor tinha o livro de ponto, tinteiros para as canetas, um globo, e uma régua muito esquisita que servia para castigar os meninos desobedientes, era circular, tinha 5 buraquinhos e era feita de madeira. Havia muitos mapas, uma caixa métrica e alguns brinquedos daquela época.
A seguir fomos para outra sala maior, onde pudemos brincar com alguns brinquedos antigos, como poderão observar nas fotografias.
Foi uma bonita exposição e pudemos aprender e relembrar um pouco da História de Portugal e de Espinho.
(Trabalho realizado por Gisela e Soraia)



1 comentário:

amesp disse...

Espero que tenham gostado de ver uma Sala de Aulas bem antiga e cheia de mistérios em cada objecto que lá encontraram. Um beijinho grande para todos os meninos. Um agradecimento especial à Prof. Ema que enviou o trabalho das suas alunas e a todos os professores que colaboraram connosco. É sempre bom receber-vos.

Já agora, um Feliz 2011.

Alexandra Jesus

Enviar um comentário

 
Blog da Escola EB1 / JI Espinho .
Criação e Apoio Técnico da Professora Liliana Monteiro