Mostrar mensagens com a etiqueta Os traquinas do 2.º D. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Os traquinas do 2.º D. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Festa de encerramento das actividades lectivas

No dia 18 de Junho, os alunos participaram na festa de final de ano com a coreografia da música "Chain Reaction" de Diana Ross. Os alunos realizaram diversos ensaios e contaram com o apoio da Professora Ângela, que dinamizou a actividade, sendo que aproveitamos para agradecer a sua dedicação e empenho.
A festa final foi um momento de despedida, mas também de animação e convívio.
Até para o próximo ano lectivo!


Concursos "ALFA"

Os traquinas do 2.º D participaram em dois concursos promovidos pela Porto Editora, que consistiram na ilustração do cartaz com o ALFA e na escrita de um livro sobre as aventuras do ALFA.
Os trabalhos elaborados pelos alunos foram publicados no site do programa ALFA e as crianças receberam um software educativo "Planeta Clix" para explorar em contexto de sala de aula.

Encontro com a escritora Manuela Ribeiro

Os alunos do 2.º A e do 2.º D participaram no encontro com a escritora Manuela Ribeiro, em que a autora apresentou o livro "Kiko, o dentinho de leite" às crianças presentes na sessão. No fim do encontro, os alunos destas duas turmas apresentaram a coreografia que tinham ensaiado da música "Kiko, o dentinho de leite".
Os alunos dançaram com entusiamo e cantaram com alegria, sendo que duas crianças animaram o espectáculo ao representarem o dentinho Kiko e a escova de dentes.
Esta actividade contou com a articulação das professores titulares de turma e das professores da AEC Educação Musical, Carla Rocha e Sónia Guimarães.
Com recurso ao software "Comunicar com símbolos" foi possível escrever a canção do kiko num sistema alternativo de comunicação.





Audição dos Violinistas de Palmo e Meio

No dia 17 de Junho, os traquinas do 2.º D tocaram, em violino, as peças musicais: "Tema", "Cavalito Salta" e "Mi Lá".







Audição dos Violinistas de Palmo e Meio

No dia 17 de junho, os traquinas do 2. D realizaram uma audição de violinos em que presentearam os seus familiares com um especial momento musical com os seus violinos. Durante este ano lectivo, na Actividade Extracurricular de Educação Musical foi priviligiada a aprendizagem do violino pelo método de Suzuki. Inicialmente, os alunos aprenderam a tocar em pizzicato e, posteriormente, passaram a usar o arco. Aprenderam peças musicais como "Mi Lá", "Cavalito Salta" e "Tema".

Agradecemos aos professores Alexandra, Brizida, Tiago, Afonso e Sónia pelo trabalho desenvolvido com os alunos na aprendizagem deste instrumento musical. não podemos deixar de agradecer a presença dos familiares e do Director da Academia de Música de Espinho neste singelo momento de partilha das aprendizagens realizadas ao longo do ano com o violino.



terça-feira, 29 de junho de 2010

Ler por prazer e para aprender

Durante o ano lectivo, os traquinas do 2.º D realizaram diversas actividades de promoção da leitura e da escrita.
Apresentamos alguns exemplos dos trabalhos realizados...

Encontro com o escritor José Fanha

No dia 9 de Junho, o escritor José Fanha esteve presente num encontro com os alunos no Salão Paroquial de Espinho, em que leu poemas da sua autoria e interagiu com as crianças num ambiente de alegria e animação.
Os traquinas do 2.º D realizaram actividades de exploração da história "O dia em que a mata ardeu", da autoria de José Fanha, em que reconheceram a importância das árvores da floresta portuguesa, bem como da restante vida vegetal e animal.



Semana da Criança

No dia 4 de Junho, os traquinas do 2.º D participaram em actividades promovidas pela Federação Concelhia das Associações de Pais de Espinho em cooperação com a Câmara Municipal no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança.
Os alunos participaram em diversos jogos, brincaram nos insufláveis e dançaram. No fim, receberam um lanche e, posteriormente, tiveram uma camisola e um boné de oferta.
As crianças demonstraram entusiasmo e divertiram-se durante esta tarde.
Aproveitamos para agradecer a toda a organização, aos pais dos alunos que estiveram envolvidos nesta iniciativa da "Semana da Criança" e aos alunos dos Cursos de Animação Sócio-Cultural.


Dia Mundial da Criança

No Dia Mundial da Criança, os traquinas do 2.º D participaram nas actividades de dança e futebol que se realizaram no Estádio do Sporting Clube de Espinho. Os alunos participaram com empenho e gosto quer na dança, quer no campeonato de futebol entre turmas.
Agradecemos a participação dos pais nesta iniciativa!



Saúde Oral

Ao longo deste ano lectivo, os alunos do 2.º A e do 2.º D participaram em diversas actividades de sensibilização de saúde oral. As crianças tiveram a possibilidade de assistir a um filme de sensibilização para a importância de uma correcta higiene oral e realizaram a escovagem dos dentes com a supervisão de enfermeiras do Centro de Saúde de Espinho, em que receberam de oferta escova e pasta de dentes. Na sala de aula, assistiram a apresentações multimédia sobre cuidados de saúde oral e dialogaram sobre a necessidade de ter higiene dentária. Posteriormente, leram o livro “Kiko, o dentinho de leite”, da autoria de Manuela Ribeiro, e realizaram actividades de exploração da história. Durante vários dias, as professoras titulares de turma e as professoras da actividade de enriquecimento curricular de educação musical, Carla Rocha e Sónia Guimarães, ensaiaram com as crianças uma coreografia da música “Kiko, o dentinho de leite”. E, também, realizaram trabalhos plásticos em que pintaram o dentinho de leite como adereço. Simultaneamente, foi feito um dentinho e uma escova em esponja para serem usados por duas crianças como elemento animador da apresentação. Os alunos destas duas turmas participaram numa sessão de autógrafos com a escritora Manuela Ribeiro, realizada no âmbito do plano anual de actividades da Biblioteca Escolar de Espinho n.º 2. Depois, estiveram presentes num encontro com a escritora no Centro Multimeios de Espinho. Após a apresentação do livro “Kiko, o dentinho de leite”, promovida pela autora, as crianças das duas turmas demonstraram as suas capacidades artísticas, num momento animado de entoação e dança da música do livro. Os alunos evidenciaram gosto aquando a participação nas diversas actividades enquadradas no projecto de promoção e educação para a saúde que permitiram criar hábitos tendentes a melhorar a higiene oral. As crianças, ainda, receberam o cheque – dentista para realizarem os devidos tratamentos dentários.


quarta-feira, 5 de maio de 2010

Hora do Conto na Biblioteca Municipal de Espinho - Pólo de Paramos

Os traquinas do 2.º D assistiram à hora do conto que se realizou na Biblioteca Municipal de Espinho - Pólo de Paramos. A Bibliotecária Teresa contou a história "A menina gigante", da autoria de Manuel Jorge Marmelo e Maria Miguel Marmelo, publicada pela Editora Campo de Letras.
Os alunos gostaram de conhecer esta Biblioteca e adoraram ouvir a história da menina gigante, que era muito alta e não tinha amigos por ser diferente. Esta menina descobriu que era adoptada e fugiu de casa. A Ana encontrou no parque uma menina mais velha, alta como ela, que lhe deu a conhecer o lado positivo da sua diferença, como por exemplo que era útil para jogar basquetebol, que é uma actividade em que pessoas como ela têm mais sucesso que as demais. Ela descobriu algo em que era boa, o que fez com que os outros a vissem com respeito e passou a ter muitos amigos. A Ana regressou a casa e reconheceu o amor que os seus pais de coração lhe tinham e estes passaram a acompanhá-la aos jogos de basquetebol.


domingo, 2 de maio de 2010

Visita à exposição “O Homem, o Litoral e a Conservação da Natureza”

No dia 30 de Abril de 2010, os traquinas do 2.º D visitam a exposição “O Homem, o Litoral e a Conservação da Natureza”, patente na Junta de Freguesia, com organização do FAPAS (Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens).
Numa época em que se comemora o ano internacional da biodiversidade, os monitores, que acompanharam a exposição, sensibilizaram para a importância de protegermos a flora e fauna das dunas e alertaram para as causas e consequências da erosão costeira.
Algumas das atitudes que devemos adoptar para a protecção das dunas são:
- Utilizar as passadeiras aéreas ou quando estas não existem utilizar os trilhos já existentes nas dunas;
-Não passear ou apanhar banhos de sol nas dunas, nem andar a cavalo e de veículos motorizados;
-Não arrancar a vegetação das dunas.
Esta acção de informação foi muito importante para estes alunos, até porque no ano lectivo transacto estas crianças participaram num projecto intitulado “A importância do mar na história de Espinho”, em que desenvolveram diversas actividades sobre a história desta cidade, organizaram uma exposição sobre esta temática, participaram num encontro como um pescador, realizaram actividades de educação ambiental, como a filtração e decantação de água da Ribeira do Mocho, e cooperaram num espectáculo que se realizou no Salão Paroquial, para turmas da Escola, do Agrupamento e até outra turma convidada de um Agrupamento do concelho de Ovar, com músicas, danças e dramatizações sobre o projecto.


Pinha misteriosa!

No âmbito do projecto de turma “Ciências a Brincar… Vamos Experimentar”, e em articulação com outros projectos em que os alunos estão a participar a nível de agrupamento, os traquinas do 2.º D realizaram uma experiência em que colocaram uma pinha aberta num copo com água e puseram sementes de alpiste.
Os alunos constataram que a pinha que tinha sido colocada aberta no copo com água, ao fim de algum tempo, fechou-se, e, assim, aprenderam que nos dias de chuva as pinhas fecham-se para que as sementes continuem secas.
Deixámos as sementes de alpiste na pinha e, passados alguns dias, estas germinaram e cresceram belas plantas.
Com a mesma experiência, aprendemos muitas coisas interessantes…
Mesmo quando brincamos a valer, estamos a aprender sem o saber…


Comemoração do Dia da Mãe

Os traquinas do 2.º D quiseram realizar um postal para oferecer às suas mães, mas desejaram que este fosse algo de diferente, que se caracterizasse pela sua unicidade e que não fosse igual ao dos colegas de turma.
Começaram por pensar no que poderiam fazer, como criar algo distinto que fosse único e que pudessem oferecer a uma das pessoas mais importantes da sua vida.
Então, decidiram fazer um postal e um envelope com recurso à técnica de mármore, que se caracteriza por cada trabalho ser diferente, em que colocaram água numa tina e usaram tinta de esmalte azul, amarela e vermelha.
Cada aluno fez o seu trabalho em que colocou a folha na superfície da água e a deixou secar durante o fim-de-semana. Na segunda-feira, as folhas já estavam secas e foi possível fazer o postal e o respectivo envelope. Posteriormente, as crianças escreveram os poemas, que criaram individualmente para a mãe, e decoraram a parte interior do postal de acordo com o seu gosto.
Para concluir o trabalho, os alunos colocaram dentro do postal uma fotografia para oferecer à mãe.
Esperamos que todas as mães tenham gostado deste singelo trabalho que foi feito com muito carinho por todas as crianças. É na simplicidade das palavras, que cada criança escreveu, que vemos retratada uma amostra do amor que sentem pelas suas mães.


Comemoração do Dia da Mãe – Actividade em parceria com Arquivo Municipal

No dia 26 de Abril de 2010, os traquinas do 2.º D foram até ao Museu Municipal (FACE) para participar numa oficina de decoupage em sabonetes, que consistiu em elaborar a decoração de um sabonete com imagens fotográficas da cidade de Espinho.
Com esta actividade os alunos ficaram sensibilizados para a existência de uma fábrica de sabão em Espinho e conheceram algumas fotografias antigas da cidade e, simultaneamente, ofereceram um pequeno mimo às suas mães.
Agradecemos o empenho de todas os monitores do Arquivo Municipal que se propuseram a realizar esta actividade.
Os alunos participaram com empenho e gosto na oficina e esforçaram-se por escrever belas mensagens para as mães e para decorar o seu sabonete para ser oferecido neste dia da mãe que se comemora hoje.
Um beijo com muito carinho para todas as mães!...


terça-feira, 27 de abril de 2010

Oferta do livro “Quando o Homem Beijou a Lua” de José Jorge Letria à BE/CRE Espinho n.º 2

A Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos de Espinho n.º 2 comemorou o seu terceiro aniversário no passado dia 23 de Abril. Os alunos, para festejarem este aniversário, ofereceram um livro, por turma, à BE/CRE para que este fosse partilhado por todos os leitores que frequentam este espaço.
Os traquinas do 2.º D não puderam deixar de participar nesta iniciativa, pelo que a representante de pais e encarregados de educação desta turma, Dr.ª Isabel Sabina Lopes, em nome de todos os pais, ofereceu um livro à Prof. Leonor Otília e à D. Antónia para que este fosse utilizado na BE/CRE Espinho n.º 2. O livro ofertado intitula-se “Quando o Homem Beijou a Lua”, é da autoria de José Jorge Letria e foi publicado pela Oficina do Livro.
O nosso agradecimento a todos os pais que contribuíram para a aquisição deste livro.
Como diz o velho ditado “Grão a grão enche a galinha o papo”, pelo que livro a livro logo teremos a nossa Biblioteca recheada com um acervo mais actual e atractivo para todos os alunos que frequentam regularmente este espaço e que requisitam as várias obras aí existentes.


segunda-feira, 26 de abril de 2010

Visita ao Museu Municipal de Espinho

No dia 26 de Abril de 2010, os traquinas do 2.º D visitaram o Museu Municipal de Espinho, FACE (Fórum de Arte e Cultura de Espinho), localizado nas instalações da antiga Fábrica Brandão Gomes.
Os alunos visitaram a Galeria onde estava patente a Exposição de "Desenhos" de Álvaro Siza, assim como a Exposição da Árvore - Centro de Múltiplos e Estampas Originais - Obra Gráfica de Diversos Autores.
Nestas exposições, as crianças observaram os desenhos do arquitecto Álvaro Siza Vieira, as serigrafias dos pintores Ângelo de Sousa, Júlio Pomar, José Emídio, entre outros, e as gravuras dos pintores Carlos dos Reis, Júlio Resende, Ana Maria e Roberto Machado.
Agradecemos a disponibilidade que nos demonstraram para podermos visitar as referidas exposições.


sexta-feira, 23 de abril de 2010

Visita de Estudo ao Parque Biológico de Gaia

No dia 22 de Abril de 2010, Dia Mundial da Terra, época em que se comemora o Ano Internacional da Biodiversidade, os alunos participaram numa visita de estudo ao Parque Biológico de Gaia.
Esta visita enquadra-se no subprojecto de turma "À descoberta de plantas e animais" e surge como meio de articulação com outros projectos que estão a ser desenvolvidos pelos alunos, a nível de Agrupamento, tais como “Escrever Mais e Melhor” e “Saber Fazer Experimentando”, em que têm explorado o livro “Há fogo na floresta”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, da Editora Civilização e, por conseguinte, a temática “Natureza”, bem como realizado experiências sobre “Sementes, Germinação e Crescimento”.
Com esta visita pretendia-se que as crianças explorassem a área agro-florestal deste espaço com 35 hectares, onde vivem em estado selvagem centenas de espécies de animais e plantas. Tinha-se por objectivo que os alunos compreendessem a paisagem da região, incluindo todos os seus componentes (flora, fauna, clima, arquitectura rural, usos e costumes, hidrografia, etc.) e verificassem oo contraste entre esta paisagem agro-florestal, que se preserva no Parque, e a envolvente urbana.
Os alunos demonstraram interesse por conhecer diversos animais domésticos e selvagens, assim como por poderem estar em contacto directo com habitat destes seres vivos.
Com esta actividade foi possível sensibilizar os alunos em relação à diversidade de animais e plantas e para a necessidade de promover uma educação ambiental para o desenvolvimento sustentável.
Agradecemos ao S. Pedro pela bela tarde com que nos presenteou após uma noite de fortes chuvas e trovoada.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Violinistas de Palmo e Meio

Na Actividade de Enriquecimento Curricular de Educação Musical, os traquinas do 2.º D estão a beneficiar de aulas de violino pelo método de Suzuki. Esta actividade surgiu no âmbito de um protocolo estabelecido entre o Agrupamento de Escolas Sá Couto e a Academia de Música de Espinho. Por conseguinte, a Academia disponibilizou violinos aos alunos, que participam neste projecto, que podem usar os instrumentos quer em contexto de escola quer em casa, bem como colocou os professores Alexandra, Brizida, Tiago e Afonso para dinamizar as aulas de ensino do violino, e a professora Sónia, que apoia nas diversas actividades realizadas na área de Educação Musical.
Tem sido desenvolvido um trabalho de articulação entre Escola - Academia - Família que tem evidenciado resultados muito positivos. É gratificante observar a evolução destas crianças ao nível da aprendizagem deste instrumento musical e esperamos que brevemente, até ao término do ano lectivo, seja possível divulgar o bom resultado do empenho e dedicação das crianças nesta actividade.
Reiteramos os nossos agradecimentos a todos os envolvidos neste projecto.
Queremos partilhar convosco uma pequena amostra das actividades realizadas, com a apresentação de um vídeo, com as peças musicais "Cavalito Salta" e "Mi Lá".

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Teatro de sombras "O Coelhinho Branco"

A Biblioteca Escolar de Espinho n.º 2 completa o seu terceiro aniversário, no próxino dia 23 de Abril, pelo que os alunos que frequentam este estabelecimento de ensino, durante esta semana, estão a participar em diversas actividades que estão a ser promovidas neste Centro de Recursos Educativos para a promoção da leitura.
Os traquinas do 2.º D, a convite da Coordenadora da BE/CRE Professora Leonor Otília, assistiram ao teatro de sombras da história "O Coelhinho Branco", da autoria de Xosé Ballasteros, da Editora Kalandraka.
Este teatro foi dinamizado pela professora Leonor Otília, pelo professor Carlos e pela D. Antónia.
As crianças ficaram encantadas com o teatro de sombras e com o conto tradicional explorado pelos diversos actores participantes.


 
Blog da Escola EB1 / JI Espinho .
Criação e Apoio Técnico da Professora Liliana Monteiro