quarta-feira, 25 de abril de 2012

A nossa professora organizou a turma em grupos e deu-nos algumas questões chave para trabalharmos o tema “ União europeia”, da área de Estudo do Meio. Inicialmente combinámos o que cada elemento do grupo tinha de pesquisar. Depois, no fim de semana seguinte, fomos para casa uns dos outros e realizámos o trabalho. Alguns pediram uma pequena ajuda, outros grupos como o nosso, fez sem qualquer ajuda e a professora gostou muito. Quando terminámos o trabalho apresentamos uns aos outros tudo o que fizemos. Alguns trouxeram cartazes, powerpoints... O importante é que depois do trabalho já sabiamos que a União Europeia foi criada com o objectivo de pôr termo às frequentes guerras sangrentas entre países vizinhos, que culminaram na Segunda Guerra Mundial. No dia 9 de Maio de 1950, foi apresentada uma proposta de criação de uma Europa organizada por Robert Schuman, a qual ficou conhecida como "Declaração Schuman". Este dia marca o começo da atual União Europeia e foi por esse motivo que na Cimeira de Milão de 1995 foi adoptado o dia 9 de Maio como o Dia da Europa. Os seis países fundadores são a Alemanha, a Bélgica, a França, a Itália, o Luxemburgo e os Países Baixos. Em 1957, o Tratado de Roma institui a Comunidade Económica Europeia (CEE) ou “Mercado Comum”. 1960 - 1969 1-Os anos 60 – Um período de crescimento económico Trata-se de um bom período para a economia, favorecida pelo facto de os países da União Europeia terem deixado de cobrar direitos aduaneiros sobre as trocas comerciais realizadas entre si. Além disso, decidem também implantar um controlo conjunto da produção alimentar, de forma a assegurar alimentos suficientes para todos. Muito rapidamente, começaram a registar-se excedentes de determinados produtos agrícolas. O mês de Maio de 68 tornou-se famoso pelas manifestações de estudantes em Paris, tendo muitas mudanças na sociedade e a nível dos comportamentos ficado para sempre associadas à denominada “geração de 68”. 1970 - 1979 2-Uma Comunidade em expansão - O primeiro alargamento A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem à União Europeia em 1 de Janeiro de 1973, elevando assim o número dos Estados-Membros para nove. No âmbito da política regional da União Europeia, começam a ser atribuídas elevadas verbas para fomentar a criação de empregos e de infra-estruturas nas regiões mais pobres. O Parlamento Europeu aumenta a sua influência na UE e, em 1979, os cidadãos passam, pela primeira vez, a poder eleger diretamente os seus deputados. 1980 - 1989 3-A queda do Muro de Berlim Em 1981, a Grécia torna-se o décimo Estado-Membro da UE, seguindo-se-lhe a Espanha e Portugal cinco anos mais tarde (1986). Em 1986, é assinado o Ato Único Europeu, um Tratado que prevê um vasto programa para seis anos destinado a criar um “Mercado Único”. Com a queda do Muro de Berlim em 9 de Novembro de 1989, dá-se uma grande mudança política: as duas Alemanhas (a de Leste e a Ocidental) juntam-se formando um único país. 1990 - 1999 4-Uma Europa sem fronteiras Com o desmoronamento do comunismo na Europa, assiste-se a um estreitamento das relações entre os europeus. Em 1993, é concluído o Mercado Único com as “quatro liberdades”: livre circulação de mercadorias, de serviços, de pessoas e de capitais. A década de 90 é também marcada por mais dois Tratados, o Tratado da União Europeia ou Tratado de Maastricht, de 1993, e o Tratado de Amesterdão, de 1999. A opinião pública mostra-se preocupada com a protecção do ambiente e com a forma como os europeus poderão colaborar entre si em matéria de defesa e segurança. Em 1995, a União Europeia passa a incluir três novos Estados-Membros, a Áustria, a Finlândia e a Suécia. 2000 – 2009 5-Mais expansão Dez novos países aderem à UE em 2004, seguindo-se dois outros em 2007. Em setembro de 2008 uma crise financeira assola a economia mundial, resultando numa cooperação económica mais estreita entre os países da UE. O Tratado de Lisboa é ratificado por todos os países da UE antes de entrar em vigor a 1 de dezembro de 2009, proporcionando à UE instituições modernas e métodos de trabalho mais eficientes. A partir de 2010 6-Uma década de oportunidade e desafios A nova década tem início com uma grave crise económica, mas também com a esperança de que os investimentos nas novas tecnologias verdes e amigas do ambiente e a cooperação europeia mais estreita tragam crescimento e bem-estar duradouro. Foi muito bom fazer este trabalho! Trabalho realizado por: Catarina Rocha 4º C

No nosso último dia do segundo período, festejamos a festa da Páscoa de uma forma muito divertida. Na sexta feira dia 23 de março, fomos à Junta de Freguesia apresentar os nossos teatros à Comunidade Educativa. Apresentamos três momentos da história de Portugal : a lenda do Milagre das Rosas apresentada pela turma 4ºA; O amor de Dª Inês de Castro pela nossa turma e a Padeira de Aljubarrota pelos alunos do 4ºD. Foi muito divertido! Apesar de todos estarmos um pouco inquietos, o resultado foi fabuloso, aprendemos: a não ter receio a estar em palco, a trabalhar em grupo, conhecer momentos da nossa história de Portugal e partilharmos com outras pessoas as nossas experiências. De tarde, fizemos postais, pintamos desenhos, ouvimos músicas, estivemos juntos e alegres. Percebemos que vivemos numa epóca em que Jesus sofreu por todos nós, mas ressuscitou ao terceiro dia. É tempo de reflexão, de harmonia de paz! Só por curiosidade: A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do facto de que os coelhos são notáveis pela sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é Ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos para simbolizar a fertilidade. O maroto coelhinho A saltar e a pular Com sua família tão grande Boa Páscoa vos vem desejar. Turma: 4ºC 2011/2012

Molduras

Na passada segunda feira dia 05, a mãe de um colega nosso, Paulo Ribeiro, foi à nossa escola a convite da nossa professora para fazer uma actividade prática na área das Expressões: uma moldura feita com o seguinte material: folhas de revistas, cartão, cola, papel higiénico. Primeiro começámos por fazer 20 rolos muito direitinhos de folhas de revistas. Depois cortámos a moldura que ela tracejou numa caixa. Recortámos e colámos os rolos em cada lado para a enfeitar. Para segurar a moldura colocámos um rolo de papel higiénico forrado. A nossa moldura estará completa quando tiver a nossa fotografia. Esta actividade foi muito interessante, todos adoraram! Francisca Almeida 4ºC

Ação de sensibilização -Sá Couto

No dia 19 de Março, às 09:30, tivemos uma ação de sensibilização sobre a água, dada pela Dra. Isabel, engenheira e técnica das águas e a Prof. Maria que é professora na escola Sá Couto, responsável pelo projeto “reduzir, reciclar e reutilizar”. A ação foi muito importante porque revemos assuntos que já tinham sido abordados em sala de aula, mas também ficamos a conhecer outros, que gostaríamos de partilhar. Aprendemos que os portugueses gastam muita água por dia numa média de 100l a 180l, enquanto noutros países a água vale muito, isto é, vivem com 10l de água por dia. Também aprendemos que a água não está igualmente distribuída. Países como Angola, Guiné , entre outros, passam muitas necessidades para ter água potável. Na Angola vendem-se sacos com água. Como há locais em que o clima é árido, a vegetação também é escassa, logo as crianças morrem de sede e consequentemente de fome. A água é muito importante no organismo, cerca de 70% do corpo de uma pessoa de idade média é constituída por água. Um bebé chega a ter 80% e um idoso tem entre 50% e os 60%. Depois a Dra. Isabel falou-nos sobre os glaciares. Muita gente não sabe, mas os glaciares são compostos por água doce e por isso se derreterem, ficamos sem reservas de água potável. Há também países que nem sequer têm água potável! Existe uma medida chamada pegada de água que é a quantidade de água usada para fazer um certo produto, alguns exemplos: num computador gasta-se 20.000l de água. No planeta inteiro há imensa água, mas só 2,500% é de água doce. Também parece impossível, mas uma sanita gasta cerca de 5l/10l de água por cada vez que se descarrega o autoclismo. Então como podemos poupar? • Na sanita - só descarregar quando necessário, pôr uma garrafa de plástico vazia no depositório, não carregar nos 2 botões de descarga. • No banho – não demorar muito tempo, por um regulador ou contador de tempo, enquanto a água aquece pôr um garrafão ou balde por baixo para se aproveitar a água, usar o duche em vez da banheira. • Água da chuva- aproveitar a água da chuva para regar plantas e jardins ou outras tarefas. • Máquina da roupa- aproveitar a água da máquina de secar roupa, para lavar o carro, o cão, lavar pátios... • No lavatório – não deixar que a torneira pingue (uma torneira a deitar uma gota por segundo gasta 1.000l por mês), para lavar os dentes encher um copinho de água em vez de deixar a torneira com a água a correr, desligar a torneira enquanto se ensaboa as mãos, usar a água fria em vez da água quente por causa dos germes. • Na máquina de lavar a roupa – usar só com a carga cheia, por pouco detergente, demorar pouco tempo, ligar de noite (gasta-se menos energia), depois de lavada em vez de a por na máquina de secar estende-la num estendal. • Na máquina de lavar louça – usar só com a carga cheia, pôr pouco detergente, demorar pouco tempo, ligar à noite (gasta-se menos energia). Informação: a sanita não é o caixote do lixo. Para limpar e desentupir a sanita usar a física (a borracha com uma vara ) em vez da química (produtos especiais). Aproveitar óleo usado engarrafado depois de utilizado e recicla-se o óleo. Não o deitem nos lavatórios. Para término desta ação, jogámos um jogo sobre a água, a sua importância, e como poupá-la no dia a dia. Como gostei muito desta aula, vamos pôr em prática os conhecimentos de como poupar água e, assim, contribuir para um futuro mais sustentável para o meu país. João Brito e Mariana Neves

Visita da escritora Luísa Ramos Ferreira

É à segunda feira que temos a nossa “Hora do Conto”, onde lemos diversas histórias, algumas que os pais sugerem, outras indicadas pela nossa professora. Como a nossa professora convidou a escritora e professora Luísa Ramos Ferreira para ir à nossa escola, então com todo o interesse e em grupo pesquisamos a biografia e bibliografia da escritora. De seguida passamos à leitura de histórias da sua autoria, lidas pela mãe do Gonçalo Loureiro “ O rei e a Lua” e pela mãe da Catarina Rocha “ No reino dos castelinhos das duas torres”. Depois da ficha de leitura, análise e reconto da história decidimos fazer um reconto em banda desenhada do livro “O rei e a lua” para oferecermos à escritora. A escritora falou-nos um pouco da sua vida, de quando e como começou a escrever. Percebemos que ela escreve para crianças mas também para adultos. Foi um visita agradável, pois achamos a escritora muito simpática. Mariana Neves e João Brito

Dia do Pai


No dia 19 de Março é o dia do pai e por isso fizemos  algumas atividades interessantes, cujo objetivo era relembrar um dia tão especial. O dia do pai, do tio, do avô... 

             Para este dia fizemos poemas , fichas, desenhos e um postal que era uma camisa desdobrável . Fizemos ainda uma moldura com  folhas de revistas e um pouco de cartão. Esta moldura foi realizada numa atividade de Expressões, dada pela mãe do Paulo, um colega nosso.  Cada aluno dobrou as folhas com cuidado e colou na moldura. Apesar da ajuda da Dª Rosa e da professora, cada um fez a sua.  No final a professora tirou-nos fotografias e imprimiu na sala.

            Finalmente tivemos um envelope  onde escrevemos uma frase ou um poema e enfeitamos-o  ao nosso gosto. Dentro do envelope colocamos tudo o que nós fizemos para os nossos queridos pais (ou alguém muito especial).

                Adoramos esta atividade do dia do pai!

Mariana Neves, João Brito e Gonçalo Loureiro

 
Blog da Escola EB1 / JI Espinho .
Criação e Apoio Técnico da Professora Liliana Monteiro