No dia 19 de Março, às 09:30, tivemos uma ação de sensibilização sobre a água, dada pela Dra. Isabel, engenheira e técnica das águas e a Prof. Maria que é professora na escola Sá Couto, responsável pelo projeto “reduzir, reciclar e reutilizar”.
A ação foi muito importante porque revemos assuntos que já tinham sido abordados em sala de aula, mas também ficamos a conhecer outros, que gostaríamos de partilhar.
Aprendemos que os portugueses gastam muita água por dia numa média de 100l a 180l, enquanto noutros países a água vale muito, isto é, vivem com 10l de água por dia. Também aprendemos que a água não está igualmente distribuída.
Países como Angola, Guiné , entre outros, passam muitas necessidades para ter água potável. Na Angola vendem-se sacos com água. Como há locais em que o clima é árido, a vegetação também é escassa, logo as crianças morrem de sede e consequentemente de fome.
A água é muito importante no organismo, cerca de 70% do corpo de uma pessoa de idade média é constituída por água. Um bebé chega a ter 80% e um idoso tem entre 50% e os 60%.
Depois a Dra. Isabel falou-nos sobre os glaciares. Muita gente não sabe, mas os glaciares são compostos por água doce e por isso se derreterem, ficamos sem reservas de água potável. Há também países que nem sequer têm água potável!
Existe uma medida chamada pegada de água que é a quantidade de água usada para fazer um certo produto, alguns exemplos: num computador gasta-se 20.000l de água.
No planeta inteiro há imensa água, mas só 2,500% é de água doce.
Também parece impossível, mas uma sanita gasta cerca de 5l/10l de água por cada vez que se descarrega o autoclismo.
Então como podemos poupar?
• Na sanita - só descarregar quando necessário, pôr uma garrafa de plástico vazia no depositório, não carregar nos 2 botões de descarga.
• No banho – não demorar muito tempo, por um regulador ou contador de tempo, enquanto a água aquece pôr um garrafão ou balde por baixo para se aproveitar a água, usar o duche em vez da banheira.
• Água da chuva- aproveitar a água da chuva para regar plantas e jardins ou outras tarefas.
• Máquina da roupa- aproveitar a água da máquina de secar roupa, para lavar o carro, o cão, lavar pátios...
• No lavatório – não deixar que a torneira pingue (uma torneira a deitar uma gota por segundo gasta 1.000l por mês), para lavar os dentes encher um copinho de água em vez de deixar a torneira com a água a correr, desligar a torneira enquanto se ensaboa as mãos, usar a água fria em vez da água quente por causa dos germes.
• Na máquina de lavar a roupa – usar só com a carga cheia, por pouco detergente, demorar pouco tempo, ligar de noite (gasta-se menos energia), depois de lavada em vez de a por na máquina de secar estende-la num estendal.
• Na máquina de lavar louça – usar só com a carga cheia, pôr pouco detergente, demorar pouco tempo, ligar à noite (gasta-se menos energia).
Informação: a sanita não é o caixote do lixo.
Para limpar e desentupir a sanita usar a física (a borracha com uma vara ) em vez da química (produtos especiais).
Aproveitar óleo usado engarrafado depois de utilizado e recicla-se o óleo. Não o deitem nos lavatórios.
Para término desta ação, jogámos um jogo sobre a água, a sua importância, e como poupá-la no dia a dia.
Como gostei muito desta aula, vamos pôr em prática os conhecimentos de como poupar água e, assim, contribuir para um futuro mais sustentável para o meu país.
João Brito e Mariana Neves