quarta-feira, 31 de março de 2010

Vamos dar um nome às árvores

Adoptadas as duas árvores, um freixo e um carvalho, surgiu a necessidade de se dar um nome a cada uma delas. Foi criado um concurso interno, onde todos os alunos do estabelecimento participaram com sugestões de nomes de árvores, apresentando-os por escrito, para serem divulgados.
Posteriormente, um júri constituído por crianças (uma de cada turma), por professores (um por cada ano) e por duas assistentes operacionais, escolherá o nome mais interessante para atribuir a cada uma das árvores.
O resultado da escolha será divulgado à comunidade educativa.


Encontro de Articulação com as Actividades de Enriquecimento Curricular - 4.º A

No dia 26 de Março, a turma 4.º A participou no encontro de articulação com as actividades de Enriquecimento Curricular, apresentando três músicas com letra criada pelos alunos, na aula de Língua Portuguesa, com a professora titular Ana Maria. Posteriormente, os poemas foram adaptados a músicas conhecidas pela professora de Educação Musical Carla e traduzidos para Inglês pela professora Diana.

Dia da Árvore - Jardim de Infância

As crianças do pré-escolar, pelas 14 horas, do dia 23 de Março, participaram na actividade de plantação de um Carvalho, adoptado pelo nosso Jardim de Infância, contando com o apoio do jardineiro da Câmara Municipal de Espinho.
As crianças, felizes e dispostas em roda, cantaram canções alegres sobre a Primavera e a Natureza. Foi um momento de alegria, com "Vivas à Natureza".



Dia da Árvore - 1.º Ciclo

Os alunos do 1.º Ciclo, ao som dé música clássica, "As quatro estações de Vivaldi", assistiram à plantação de um Freixo, no terreno junto ao Edifício Norte, às 11 horas da manhã do dia 23 de Março. Esta árvore, adoptada pela nossa Escola, foi oferecida no âmbito de um projecto. Tratar... cuidar... vigiar... são os princípios para todos os alunos terem com o nosso Freixo.
Os alunos, todos à volta do terreno, bateram uma forte salva de palmas, quando o jardineiro da Câmara Municipal de Espinho deu por concluído o seu trabalho.



Uma semana em cheio

Na semana de 22 a 26 de Março, a nossa Escola viveu, verdadeiramente, uma semana em cheio! Uma panóplia de actividades foram pensadas e apresentadas a todos os alunos envolvendo-os e fazendo com que o entusiasmo e a participação fossem uma constante.
Houve pois, uma conjugação perfeita entre as actividades previstas para a comemoração da "Semana da Leitura" e as do Projecto de Apresentação de trabalhos como resultado da articulação entre os Professores das AEC's, Professores Titulares do 1.º Ciclo, Educadoras de Infância e Assistentes da CAF.
No âmbito da semana da leitura, a Prof. Leonor Otília promoveu o encontro com a escritora Gracinda Coelho, o jornalista e director do jornal Defesa de Espinho, Sr. Lúcio Alberto, e a ilustradora Isabel Pelaez.
Houve, também, a apresentação de um teatro de sombras da história "O Coelhinho Branco". Além das turmas da nossa Escola, foram recebidas turmas de outros estabelecimentos de ensino. Duas turmas do 4.º ano foram, também, à Biblioteca da Escola E.B. 2/3 Sá Couto, à Hora da Poesia e da Música, e participaram nas actividades com grande beleza e encanto. A Dr.ª Cândida Ribeiro, Coordenadora das Bibliotecas Escolares de Espinho, acolheu-os, presenteando-os com uma surpresa feita por duas turmas dos 5.º e 6.º anos. Para finalizar, a própria professora bibliotecária leu um belo poema sobre a água.
O outro ponto alto desta semana foi, sem dúvida, o da apresentação dos trabalhos realizados na articulação com os elementos, já anteriormente, referidos.
Foi, de facto, excelente todo o trabalho desenvolvido, principalmente, pela partilha de trabalhos e de experiências entre todos os elementos da Escola.
Este momento foi muito interessante, pois foi o tornar visível um trabalho que é diariamente desenvolvido.
Outra actividade realizada pelos alunos do 4.º ano foi a visita, na Sá Couto, a uma exposição sobre "Ciência e trabalho em laboratório".
No decorrer da semana, houve turmas que realizaram a sua visita de estudo e outros foram à Hora do Conto, actividades já previamente organizadas.
Pode, de facto, concluir-se que foi uma semana em cheio! O fundamental é verificar-se que é uma Escola onde todos participam, que todos se envolvem, nos diferentes trabalhos.
É bom estar em Espinho 2!





Visita de Estudo ao Jardim Botânico!

A turma do 3ºA, no dia 25 de Março, fez uma visita ao Jardim Botânico do Porto. Esta visita teve como objectivo dar a conhecer às crianças um espaço tão rico e com plantas tão diversificadas, cientificamente reconhecidas com a finalidade de estudo e de documentação da flora regional.
Ficámos a conhecer que o jardim e a casa pertenceram aos avós da escritora Sophia de Mello Breyner Andressen, onde esta passou parte da sua infância. Este local inspirou-a para as suas obras, como: "O rapaz de Bronze", " A floresta", entre outras.
Os alunos gostaram imenso desta visita, algumas fotografias retratam estes sentimentos.


Trabalhos para dar aos nossos pais

Durante a semana de 15 a 19 de Março, a azáfama era grande na nossa sala, porque tivemos de preparar algo especial e significativo para os nossos pais. Ideias não faltaram e decidimos construir um jogo, o chamado Jogo do Galo e fazer um postalzinho com um poema( acróstico).
-Meninos, “ Mãos ao trabalho”-disse a professora.
E deu-se início à tarefa, fazendo as peças com massa de modelar; pintando-as e por fim envernizando-as. Depois decorámos os tabuleiros ao nosso gosto pessoal. Demos asas à nossa imaginação e não é que saíram coisas engraçadíssimas! Ora aqui vos deixamos um “cheirinho” do nosso trabalho!

3º prémio do Concurso de Presépios


O aluno do 3º B, Bruno Miguel, obteve o terceiro lugar no concurso de presépios do Agrupamento Sá Couto. Parabéns Bruno Miguel!

Encontro com a escritora Maria Gracinda Coelho

No dia 23 de Março, a escritora Maria Gracinda Coelho esteve presente na BE/CRE Espinho n.º 2, no âmbito das actividades agendadas da Semana da Leitura, para apresentar o seu livro “História de Mãos de Seda, Fada e Princesa”.
Os traquinas do 2.º D leram este livro e, com muito gosto, redigiram um reconto em poesia desta obra. Posteriormente, tiveram a possibilidade de conhecer a autora e de colocarem algumas questões. Neste encontro, aproveitaram para apresentar a sua versão da história com a recitação dos poemas à escritora.


Os traquinas do 2.º D no Encontro de Articulação com as Actividades de Enriquecimento Curricular

Os traquinas do 2.º D participaram com muito entusiasmo e empenho no segundo encontro de articulação com as Actividades de Enriquecimento Curricular, que se realizou nos dias 25 e 26 de Março, no Salão Paroquial de Espinho. Os alunos estavam muito concentrados no seu papel de violinistas e foi com entusiasmo que todos os presentes os puderam ouvir a tocar as peças musicais “Cavalito Salta” e “Mi Lá” com o arco e em pizzicato. Estavam compenetrados no seu papel e tocaram com muita dedicação e empenho. Foi um gosto ouvi-los e esperamos que continuem a dedicar-se nas aulas do violino na actividade de Educação Musical. Foi, particularmente, interessante o momento em que os nossos violinista interagiram com a plateia ao tocar a peça musical “Mi Lá” em pizzicato acompanhados pelos exercícios rítmicos das crianças que assistiam.
Os alunos cantaram a canção “Gosto de ti” de André Sardet e fizeram uma coreografia para o momento. Foi com emoção que dedicaram esta canção a todos os presentes, pois a escola é uma família para todas estas crianças que quiseram demonstrar que gostam de todos os colegas, assistentes e professores que os acompanham no seu dia-a-dia.
Posteriormente, apresentaram uma coreografia ensaiada na aula de Inglês e cantaram e animaram com a sua dança e entoação da canção que aprenderam. Foram momentos de alegria, divertimento e animação que foram vivenciados pelos alunos e pela plateia.
Por fim, apresentaram o reconto que redigiram do livro “História de Mãos de Seda, Fada e Princesa”, de Maria Gracinda Coelho, em que cada criança declamou o seu poema, num total de vinte e três quadras recitadas e a capa do livro escrita por um aluno com o software educativo “Comunicação com símbolos”.
Os traquinas do 2.º D tiveram a possibilidade de assistir a todas as apresentações de mostra de trabalhos, que ocorreram nestes dois dias, e querem aproveitar para agradecer pela oportunidade que lhes foi facultado de conviver com os seus pares e de partilhar experiências, que contribuíram para desenvolver novas aprendizagens e que os motivou para participarem nas actividades extracurriculares com maior entusiasmo, dedicação, afinco e interesse.



Encontro de Articulação com as Actividades de Enriquecimento Curricular

Nos dias 25 e 26 de Março, realizou-se o segundo encontro de articulação com as actividades de enriquecimento curricular (AEC’s), que envolveu todos os alunos que frequentam a Escola E.B.1/J.I. Espinho n.º 2 desde o Jardim de Infância até ao 4.º ano de escolaridade. Nesta iniciativa, participaram educadoras, professores titulares de turma, assistentes da Componente de Apoio à Família (CAF), professores das AEC’s, assistentes operacionais e coordenadora de estabelecimento.
No decorrer deste espectáculo, ouvimos canções, assistimos a coreografias, ficámos encantados ao ouvir as peças musicais tocadas em flauta e em violino e deliciados com o entusiasmo de todos os alunos que estavam quer no papel de assistentes, quer como participantes.
Esta apresentação permitiu uma partilha de experiências entre alunos, professores e assistentes, que puderam conhecer os trabalhos realizados em todas as salas, e aproveitaram este momento para apresentarem algumas das actividades que têm vindo a ser desenvolvidos em articulação entre educadoras e assistentes da CAF, bem como entre professores titulares de turma e professores das AEC’s.
Todas as apresentações foram cativantes e interessantes e envolveram todos os participantes que acompanhavam as actuações ora entoando as canções, ora batendo palmas ao seu ritmo, e até fazendo as coreografias, mesmo sendo assistentes. Os alunos não foram meros espectadores nesta iniciativa, mas sim participativos em todos os momentos, demonstrando, desta forma, o seu contentamento pelas representações em palco.
Queremos deixar uma palavra de agradecimento a todos os presentes neste encontro e aos participantes que animaram estes dois dias com a sua alegria e gosto pelas actividades educativas. O nosso bem-haja às assistentes, educadoras e professores que cooperaram para que este encontro fosse uma realidade. Este espectáculo primou pela qualidade e interesse e serviu de motivação para os alunos que não frequentam a “Escola a tempo inteiro” se incentivassem a inscreverem-se no próximo ano lectivo, dado que constataram como são importantes as AEC’s.
Não podemos deixar de agradecer ao Pároco José Pedro que disponibilizou as instalações do Centro Paroquial de Espinho para a realização do encontro, assim como à Câmara Municipal de Espinho que cedeu a aparelhagem para animar o espectáculo e ao Sr. Fonseca que esteve presente em ambos os dias para assegurar que a qualidade do som.


Encontro de articulação com as Actividades de Enriquecimento Curricular - 2.º A

Nos dias 25 e 26 de Março, os alunos do 2.º A participaram no encontro de articulação com as Actividades de Enriquecimento Curricular, que decorreu no Centro Paroquial de Espinho, com um momento musical de entoação da canção "Papagaio Louro" acompanhada ao som das flautas tocadas por estes pequenos músicos. Posteriormente, actuaram com a canção coreografada "Apple". O empenho e dedicação destas crianças foi visível, sendo que transmitiram o seu entusiasmo e interesse por apresentarem uma singela amostra das actividades que têm realizado no âmbito da "Escola a tempo inteiro".

Encontro de Articulação com as Actividades de Enriquecimento Curricular - 1.º C

Os alunos do 1.º C participaram no encontro de articulação com as Actividades de Enriquecimento Curricular, que decorreu nos dias 25 e 26 de Março, em que apresentaram a música coreografada "Head, shoulders, knees and toes", nas versões inglesa e portuguesa, e encantaram a plateia com a sua alegria e entusiasmo.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Visita de Estudo à Estação Litoral da Aguda

A Turma D, do 1.º Ano, visitou a Estação Litoral da Aguda.Os alunos viajaram no autocarro da Câmara Municipal de Espinho e gostaram muito de ver os peixes nos tanques, da Exposição e do vídeo sobre o Habitat natural de alguns peixes e de outros animais.
Foi uma manhã agradável, apesar do frio.

Encontro de Articulação com as Actividades de Enriquecimento Curricular - 1.º D

Os alunos do 1.º D participaram no Encontro de Articulação com as Actividades de Enriquecimento Curricular que decorreu nos dias 25 e 26 de Março. Realizaram actuações que encantaram a plateia.

Cantaram uma canção em inglês.

Na actividade de música, cantaram e dançaram a "Canção da borboleta".

Dançaram a coreografia que tinham ensaiado em Educação Física.

Toca a ouvir o 3ºC!

Quem quiser recordar ou simplesmente ouvir, é só clicar...


O 3ºC tocou e encantou!

Os alunos que participam nas Actividades Extracurriculares puderam mostrar a todos os colegas o que aí aprendem. A escola proporcionou aos alunos vários momentos de alegria e boa disposição com as actuações dos colegas. Desencadeou a verdadeira articulação entre a actividades curriculares e as actividades extracurriculares. Foi a Festa da Articulação e um bom fecho do 2º Período.
Assim sendo, o 3ºC fez um pequeno concerto de flauta com 4 composições e que bem tocaram! Todos ficaram sensibilizados com o empenho e trabalho que tiveram para tocar tão bem. Este trabalho só foi conseguido com o grande apoio dos professores: professor Moisés (no ano lectivo anterior) e com o professor Carlos (este ano lectivo). Os alunos tocaram as seguintes peças: Peça nº6; Jimba Papalusjka; Menina estás à janela; Titanic. Este trabalho revelou e motivou os alunos para cada vez mais melhorarem o seu empenho e seguirem os seus sonhos...

Workshop com a Ilustradora Isabel Pelaez

A turma do 3ºC esteve no dia 26 de Março na BE/CRE Espinho nº2 num workshop com a ilustradora Maria Isabel Pelaez, actividade da Semana da Leitura. A ilustradora pediu que a ajudassem a fazer a ilustração para uma pequena história. Contou a história e mãos à obra, sempre com uma ajuda da ilustradora, da Coordenadora da BE/CRE, assim como da professora. Os alunos adoraram esta actividade e deram uma grande ajuda à ilustradora Isabel Pelaez. Esta actividade teve como objectivo a sensibilização para a leitura e a importâncias das ilustrações nos livros infantis. Todos se sentiram uns pequenos ilustradores. Um muito Obrigado!

O Coelhinho da Páscoa chegou!

Os alunos do 3ºC fizeram um pequeno trabalho de recorte, colagem e pintura de um coelhinho da Páscoa. Neste coelhinho foi colocado um ovo surpresa oferecido pelo Agrupamento Sá Couto e uns carinhos muito docinhos. Este ovo, não é um ovo qualquer, tem lá dentro um pequeno animal que irá quebrar o ovo e crescer, crescer, se seguirem a experiência direitinha...

À conversa com Lúcio Alberto, Director da Defesa de Espinho

No dia 25 de Março, os alunos do 3ºC e do 3ºB estiveram à conversa com o director do jornal Defesa de Espinho, Lúcio Alberto, actividade esta proporcionada pela Semana da Leitura (Biblioteca). Os alunos fizeram as mais variadas e pertinentes perguntas sobre o jornal Defesa de Espinho e sobre a vida profissional do Director Lúcio Alberto. Ficaram a conhecer um pouco mais sobre este jornal local e semanal, bem como uma sensibilização para a leitura, e porque não de jornais... Ainda fomos convidados a visitar as instalações deste jornal. Um muito obrigado.



sábado, 27 de março de 2010

"Matematicando"





Os Alunos do 2º B têm, ao longo deste ano lectivo, realizado diversas actividades, na área da matemática, muito divertidas o que lhes tem mostrado que a matemática também pode ser algo muito agradável.

Assim, e de acordo, com o Plano da Matemática, as crianças têm resolvido diferentes tarefas partindo sempre do conhecimento que cada criança possui. Esta perspectiva construtivista de trabalhar matemática faz com que a criança perceba que os seus conhecimentos são muito importantes e por isso é bom que os partilhe.
As aulas de Matemática são sempre encaradas como um momento de descontracção onde todos têm oportunidade de participar.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Encontro de Articulação com as Actividades Extracurriculares

É com enorme entusiasmo que a Escola E.B.1/J.I. Espinho n.º 2 está a realizar um encontro de apresentação de trabalhos, realizados pelos alunos que frequentam este estabelecimento de ensino, como resultado da articulação entre Assistentes da CAF, Educadoras, Professoras titulares do 1.º Ciclo, Professores de Apoio e Professores das Actividades Extracurriculares.

Matemática "doce"

No jardim de infância, desenvolvem-se várias actividades relacionadas com a Matemática.
A culinária é uma das preferidas das crianças. Com este tipo de actividades, as crianças desenvolvem noções matemáticas e sensoriais.
Ficam aqui alguns desses momentos tão doces...




quarta-feira, 24 de março de 2010

Semana da Leitura

Na BE/CRE Espinho n.º 2 está a decorrer a Semana da Leitura, de 23 a 27 de Março, que contempla diversas actividades que envolvem todos os alunos do Jardim de Infância e do 1.º Ciclo, que frequentam este estabelecimento de ensino, bem como outras crianças do 1.º Ciclo de Escolas do Agrupamento.

terça-feira, 23 de março de 2010

Visita de Estudo ao Museu da Chapelaria

No dia 4 de Março, os meninos da Sala Verde, do Jardim de Infância, realizaram uma visita de estudo ao Museu da Chapelaria.

Dia do Pai / 19 de Março

A turma do 3º C preparou uma linda e útil prenda para oferecer aos pais, no dia 19 de Março. Durante uma semana, trabalhou com muito empenho e carinho para que o seu jogo do Galo estivesse pronto para este dia tão especial. Primeiro moldaram os peões do jogo, após a secagem, pintaram com diversas cores... A seguir pintaram o tabuleiro do jogo que foi plastificado com a grande ajuda da D. Tina. Que bonitos ficaram! Só faltava o postal com um poema feito por cada um, onde exprimiam todo o Amor que sentiam pelo pai. O embrulho foi a última etapa, agora sim, era só esperar que o dia chegasse... Com um xi-coração e uns beijinhos larocas, toca a oferecer a prenda ao pai e esperar fazer umas belas partidas do jogo do Galo com este homem tão especial que é o NOSSO PAI! FELIZ DIA DO PAI PARA TODOS OS PAIS!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Trabalho do Dia do Pai

Os alunos da turma do 4.º C elaboraram um trabalho para oferecer no Dia do Pai.
Usaram cinco molas de madeira, tubo de cola, um pouco de verniz, folhas brancas A3 para fazer os envelopes, fita dourada para fazer um lacinho e o agrafador.
Escolheram um poema de José Jorge Letria, “O Dia do Pai”, para acompanhar o presente.
As turmas do 4.º A e do 4.º B realizaram o mesmo trabalho para o Dia do Pai.



sexta-feira, 19 de março de 2010

Actividades do "Dia do Pai"

Os traquinas do 2.º D realizaram diversas actividades, no âmbito do “Dia do Pai”, em que criaram o “Jogo do Galo”. Este jogo era constituído por um tabuleiro ilustrado pelos alunos, que foi plastificado, e pelas peças modeladas, pintadas e envernizadas. Elaboraram postais, em que utilizaram tintas e, posteriormente, recortaram as cartolinas, em forma de coração, e redigiram poemas destinados ao pai. Os embrulhos destinados ao tabuleiro e às peças do jogo foram personalizados pelas crianças.
Estas actividades foram do agrado de todos os alunos desta turma, sendo que estes se empenharam para elaborar uma prenda para o pai.



quinta-feira, 18 de março de 2010

Pesquisa sobre a vida e obra de Sophia de Mello Breyner Andresen

A turma do 4ºC de Espinho n.º2 trabalhou ao longo do 1.º e 2.º período obras da escritora e poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, tais como “Os Três Reis do Oriente”, “O Bojador” e “A Árvore”. Leram, ouviram ler, desenvolveram fichas de trabalho, criaram BD, ilustraram, recitaram poemas, fizeram recontos e dramatizaram.
A fim de colmatar o estudo sobre esta autora foram idealizados dois painéis, o primeiro dos quais está já finalizado e exposto na Biblioteca da Escola.
O segundo painel será finalizado, e posteriormente divulgado e exposto, depois da interrupção lectiva da Páscoa e terá como tema “O Japão” partindo da leitura do conto “A Árvore”.
Agradecemos também a colaboração da Coordenadora da Biblioteca de Espinho n.º 2, Professora Leonor.


terça-feira, 16 de março de 2010

Pesquisa do 3.º C - Os Animais

Os alunos do 3º C, no âmbito do programa de Estudo do Meio – Os Animais e sua classificação, fizeram uma pesquisa dos animais menos vistos e conhecidos. Após tanta pesquisa, finalmente, elaboraram um pequeno livro.

domingo, 14 de março de 2010

Matemática Divertida

Os traquinas do 2.º D têm realizado diversas actividades no âmbito da Matemática, enquadradas no projecto de turma “Matemagicando”, que têm por finalidade fomentar o gosto por esta área.
Pretende-se com estas actividades dar uma maior oportunidade aos alunos de experimentarem situações diversificadas, criando neles o prazer de jogar e de pensar matemática.



Posted by Picasa

Hora do Conto na Biblioteca Municipal de Espinho

No dia 10 de Março, os traquinas do 2.º D participaram na Hora do Conto dinamizada por Pedro e Filipe, estagiários da Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira, na Biblioteca Municipal de Espinho.
As crianças gostaram de ouvir as histórias “O Homem do Saco” e “Anão Anão & Assim Assim”, do livro “O Inventão”, da autoria de António Manuel Pina, e adoraram interagir com a marioneta “Biba” que animou a hora do conto.

 
Blog da Escola EB1 / JI Espinho .
Criação e Apoio Técnico da Professora Liliana Monteiro